sábado, 12 de novembro de 2011

Lançamento de O Espião Alemão em Goa

O Espião Alemão em Goa, de José António Barreiros, com a chancela da Oficina do Livro, é lançado no próximo dia 21 de Novembro, pelas 18h30, na Livraria Barata (Avenida de Roma, 11-A), em Lisboa. O General Ramalho Eanes fará a Apresentação.

Sobre a obra, que se trata de uma segunda edição, deixo extracto do texto introdutório escrito por José António Barreiros, a quem agradeço a pronta gentileza com que mo  disponibilizou:

«O que sucedeu após a escrita do primitivo manuscrito reforçou, entretanto, o meu lado supersticioso, ou melhor, aquela parte de mim que acredita nos sinais que a vida nos envia e nos símbolos que esses sinais consubstanciam.
Aconteceu que os factos que relato foram presenciados por um jovem indiano, que acabaria por vir estudar Direito para a então Metrópole e abriria escritório de Advogado na Rua Anchieta.
Já homem maduro bater-lhe-ia à porta, para que aceitasse ser o seu patrono, um jovem jurista que gostaria de ter sido juiz mas que a polícia política do anterior regime atirou para os braços da advocacia.
Esse jovem acabaria por passar os cinquenta anos de idade e escreveria este livro. Quando pensou em alguém que lhe desse a honra de apresentar a obra, numa singela cerimónia no Palácio Galveias, recordou-se daquele a quem devia o pedido de estágio como Advogado apenas porque o sabia oriundo da Índia.
Qual não foi a supresa quando, ao falar-lhe, soube por ele que lhe levava agora o relato escrito do que os seus olhos de menino haviam observado sem compreenderem.
Devo, pois, ao Dr. Xencora Babussó Camotim o privilégio desse encontro entre o que eu observei através da História e ele sentiu através da existência. O momento mágico desse cruzar de vivências fez vida naquela tarde soalheira e amigável».



*Ver dois textos meus sobre duas obras de José António Barreiros, AQUI

Sem comentários: